Telefone de Contato: (27) 3191-0524
terça-feira, março 19, 2024

CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão

Serviço

O CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão, da Câmara Municipal de Jaguaré, está garantindo o acesso à cidadania à diversos cidadãos do Município. São suportes em processos seletivos, elaboração de currículos, acesso à segunda via de documentos e orientações Jurídicas que auxiliam a população.

O CAC funciona na Câmara de Vereadores de Jaguaré, de segunda à sexta-feira, das 12:00 às 18:00 horas.

O órgão foi instituído por meio da Lei Nº 1.467 foi instituído o CAC – Centro de Atendimento ao Cidadão para orientação e apoio à população sobre a organização administrativa e Regimento Interno do Poder Legislativo. Trata-se de um órgão de apoio, sendo possível auxiliar a população em:

I – Fazer encaminhamento adequado aos que necessitarem, para os órgãos públicos competentes que prestarem serviços na área social;

II – Prestar assessoria técnica para a constituição, organização e apoio das atividades próprias das entidades civis de caráter público e sem fins lucrativos, voltada para a defesa dos direitos humanos, da dignidade da pessoa humana, e da cidadania.

III – apoiar a realização de debates, encontros, seminários e fóruns sobre políticas e programas de direitos humanos e cidadania.

IV – Criar e manter o banco de dados municipais sobre cidadania e direitos humanos, mediante cadastro de entidades, partidos políticos, empresas, sindicatos, escolas e outras associações comprometidas com a promoção e proteção dos direitos humanos e da cidadania.

V – Auxiliar o cidadão na elaboração de currículo; inscrições em concursos públicos, vestibular, projetos sociais, vagas de empregos e outros correlatos; obtenção de certidões diversas; consulta à Legislação Municipal, Estadual e Federal; consulta à Previdência Social; impressão de boletos em geral, e de segunda via de contas de água, luz, telefone, energia, internet; disponibilizando inclusive acesso a reprografias em até 15 (quinze) laudas por pessoa, e agendamento de empréstimo dos espaços da Câmara Municipal.

VI – prestar Assessoria Jurídica através de pesquisas; Orientação a Legislação Municipal, Estadual, e Federal, examinando processos específicos de interesse do CAC; emitir pareceres; pesquisar jurisprudências, doutrinas e outra fontes jurídicas, de acordo com o assunto, prestando informações, participando de programas interdisciplinares, desempenhando, auxiliando, e orientando outras atividades específicas da área jurídica, para dar devido encaminhamento, caso o atendimento jurídico não atenda o interesse do presente apoio, nem entre em conflito com as atribuições da Câmara Municipal de Jaguaré, ES.

VII – Proceder ao recebimento, cadastramento e entrega de documentos perdidos no Município de Jaguaré – ES.