Ouvidoria

 

PAGINA EM RECONSTRUÇÃO

A Câmara de Jaguaré tem atuado cada vez mais se consolidar como a Casa do povo dando voz aos cidadãos. Um destes instrumentos é a Ouvidoria, canal pelo qual qualquer cidadão, de forma direta, ou anônima, pode participar da vida da Casa. Vale lembrar que no dia 16/03 comemora-se o Dia do Ouvidor a Câmara de Vereadores reafirma seu compromisso com a transparência com a garantia da efetividade do setor.

Aponta-se que a atuação eficiente da Ouvidoria é pedagógica, esclarecedora e educativa mostrando, quando houver, os equívocos cidadão, além de buscar, de um lado, restituir ao cidadão os direitos e, de outro, atuar como restauradora da relação entre a instituição e o cidadão.

Instituída pela Lei nº 1.482, de 31 de maio de 2019, a Ouvidoria da Câmara de Vereadores de Jaguaré tem por objetivo assegurar, de modo permanente e eficaz, a preservação dos princípios de legalidade, moralidade e eficiência dos atos dos agentes da Administração Pública, na prestação de serviços à população.

O presidente da Câmara de Vereadores, Jean Costalonga, classifica que a Ouvidoria constitui um canal de comunicação direta entre a Câmara Municipal e a sociedade, recebendo reclamações, denúncias, sugestões e elogios, de modo a estimular a participação do cidadão no controle e avaliação dos serviços prestados e na gestão dos recursos públicos.

A Controladora Geral e responsável pela Ouvidora na Câmara de Vereadores de Jaguaré, Jackeline Costa da Silva, destacou a importância o serviço como mecanismo para cidadania. “O Controle Social é uma ferramenta de suma importância no acompanhamento das atividades do órgão, bem como na fiscalização da aplicação dos recursos públicos. Essa participação da população é fundamental para que a sociedade seja ouvida em suas opiniões, sugestões, elogios e reclamações; sendo atendida de forma eficiente e tempestiva.” – avaliou.

A Ouvidoria ainda tem a finalidade de:

I – atuar na defesa dos princípios constitucionais inerentes à Administração Pública;

II – promover a coparticipação dos cidadãos no exercício da atividade de controle da Administração Pública;

III – divulgar à sociedade a missão da Ouvidoria, seus serviços e formas de acesso, como instrumento de controle social;

IV – receber as manifestações advindas de órgãos, cidadãos ou entidades, registrando-as em sistema informatizado próprio e tomando as providências que o caso exigir;

V – informar aos demandantes os resultados de suas manifestações encaminhadas ao Poder Legislativo, permitindo o fortalecimento da imagem institucional e, consequentemente, a aproximação com a sociedade e o exercício do controle social;

VI – traduzir, na prática, o controle social na gestão dos recursos públicos;

VII – propor melhorias, objetivando o aprimoramento dos serviços oferecidos;

VIII – contribuir para a melhoria da gestão pública; e

IX – estimular a realização de pesquisas, seminários e cursos sobre assuntos relacionados ao exercício da cidadania e do controle social.

O cidadão pode entrar em contato com Ouvidoria por variados meios e canais: pessoalmente, pelo site da Câmara, e-mail, telefone e até carta. Este contato pode ser identificado ou em sigilo. O setor ainda garante o retorno do contato do cidadão com a devida tratativa de cada situação.

CARTA DE SERVIÇOS

CARTA DE SERVIÇO 2021 2022

 

Welcome Back!

Login to your account below

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.